setembro 16 2021 0Comment

Limite de Erro Permissível

Também conhecido como Limite de Erro, Erro Máximo Permissível ou Critério de Aceitação, esse é um valor que deve ser encontrado, informado e divulgado para que o sistema metrológico, através da ação das calibrações dos instrumentos, seja validado e aprovado.

Para isso, pode-se utilizar as especificações do fabricante ou a função metrológica do equipamento dentro da empresa. Recomendo sempre a segunda opção. Nesse caso, é fundamental que se tenha informações detalhadas sobre faixa de uso e tolerância máxima do processo, desenho ou medida aplicados a esse equipamento ou instrumento de medição.

Recomendamos para efeito de aprovação do certificado de calibração, levar em conta algumas variáveis do processo produtivo como: condições ambientais, troca de operador e outros, que o valor definido para o Limite de Erro Permissível do equipamento seja a tolerância máxima do processo dividido por 3 (margem de segurança).

Exemplo: uma balança de capacidade máxima 500kg e resolução 0,1kg, é utilizada em um processo de medição de 300kg. A tolerância máxima para o erro nesse ponto de medição, determinado pela instituição ou pelo cliente, é de 0,6kg. Portanto, o Limite de Erro Permissível que adotaremos para essa balança, relativo a esse processo é 0,2kg (0,6kg dividido por 3).

Em alguns casos recomendo transformar o valor 0,2kg em um valor percentual. Portanto 0,2 kg é 0,66% de 300kg (ponto medido). Isso deve ser analisado em cada caso. Pois a balança deverá ser calibrada em pelo menos 3 pontos dentro da faixa de utilização e as variações poderão aprovar ou reprovar uma faixa de uso específica.

Para nos aprofundarmos nesse assunto ou dúvidas, mande um email para metrotec@metrotec.com.br ou façam as suas inscrições para o nosso próximo treinamento de Interpretação de Certificados de Calibração.

Write a Reply or Comment