junho 29 2017 0Comment

Qual instrumento calibrar ?

Muitos clientes ligam para nós, da Metrotec, nos perguntando se um ou outro instrumento deverá ser calibrado. Alguns imaginam que o instrumento novo ou menos preciso, não precisa ser calibrado. Enfim, não está claro para esse usuário a necessidade da calibração para certas situações.

Nosso objetivo aqui é desmitificar algumas situações: primeiramente, instrumento novo deve ser calibrado e isto deve ser feito antes de começar a usá-lo no processo. O fato de ter sido fabricado há pouco, não garante a qualidade ou especificações do mesmo. Ele pode ser calibrado pelo próprio fabricante ou revenda. Porém, é obrigatório o envio do certificado de calibração e rastreabilidade do mesmo (certificados dos padrões utilizados).

Outra situação são os instrumentos menos precisos que servem para referência ou são simples gabaritos. Independente da sua precisão, também devem ser calibrados. Para os casos de instrumentos não críticos, uma alternativa interessante para gerar economia, é aumentar a periodicidade de calibração dos mesmos.

Resumindo, o instrumento ou equipamento que deve ser calibrado é aquele que, em algum momento, interfere ou garante a fabricação ou processo. Seja na indústria, comércio ou na área de serviços.

Pode ser uma balança que confere a entrega da matéria prima. Pode ser um instrumento instalado em uma máquina que garante a temperatura ou pressão em determinado momento. Os equipamentos de laboratório que analisam por amostragem todo o processo de fabricação de um determinado item. Instrumentos de inspeção final ou embalagem que confirma o produto acabado. Os da Segurança do Trabalho ou Meio Ambiente.

Estamos à disposição caso ainda haja alguma dúvida. Entre em contato.

Write a Reply or Comment