Em situações onde a balança é responsável por ensaios físicos e químicos ou é equipamento de vital importância no controle do processo de fabricação, é recomendada a checagem intermediária (antes conhecida como verificação intermediária) da mesma, entre uma calibração (rastreável ou RBC) e outra.
Recomenda-se fazer essa checagem (diária, semana ou a cada uso) no ponto de 80% da faixa total de construção do equipamento. Porém, se a balança trabalha em faixas de unidades diferentes, é recomendável que se verifique todas elas. Exemplo: 1mg a 100mg, 1g a 100g e outro ponto próximo a 200g na balança analítica de 0 a 220g.
Em alguns casos, essa ação pode ser realizada nos pontos de trabalho para garantir o produto final acabado. Exemplo: uma balança contadora de 15kg responsável pelo ensacamento do produto em 10kg, realizar a checagem nesse ponto, ou em alguns pontos da faixa de uso, já que em 80% (12kg) a balança sequer é utilizada.
Se a mesma balança for utilizada em vários processos de medição, pode-se checar todos os pontos de trabalho, levando-se em conta que as balanças nem sempre apresentam comportamento linear, ou seja, sua curva de erros não aumenta ou decresce na mesma proporção ao longo da faixa de pesagem.
Os pesos (massas) utilizados podem ter uma freqüência de calibração de 5 anos, contanto que o uso e a guarda sejam feitos por colaborador habilitado e devidamente treinado.
A Metrotec oferece esses pesos padrão confeccionados em liga metálica da escolha do cliente (aço inoxidável, latão, ferro fundido e etc.).
Para maiores informações, você pode entrar em contato com o nosso departamento de vendas no email vendas1@metrotec.com.br .